quarta-feira, 30 de maio de 2007

Entre “ANEMIAS” e “ROSÉOLAS”

Final de semana no hospital.
Meu filhote deixou a gente preocupado. Entre idas e vidas descobrimos que ele está com anemia e com roséola. Depois de muita preocupação e um "conselho médico" estamos mais calmas. E nada de grave pode acontecer. Vou colocar aqui as definições desses dois "mal" para as mamães de primeira viagem e desesperadas com eu.

Anemia
A anemia é uma preocupação constante das mamães em relação aos seus filhos. Essa preocupação toda não é bobagem. Quase 50% das crianças com até 3 anos de idade apresentam essa doença.
É definida como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal. A hemoglobina é uma proteína muito importante que transporta o oxigênio necessário para o funcionamento de todos os tecidos do corpo.
Existem várias causas da anemia, mas a deficiência de ferro é responsável por 90% das anemias em crianças e adolescentes. O ferro é um nutriente que atua na fabricação das hemoglobinas.
O sintoma mais comum da anemia é a palidez nas mucosas, principalmente nas pálpebras dos olhos. Outros sintomas são a fadiga, fraqueza, falta de apetite, cansaço fácil ao se exercitar, sensação de tonteira e desmaio, falta de ar e desatenção e apatia na escola.
Se os pais desconfiarem de que seu filho esteja com anemia, devem levá-lo ao pediatra que pedirá um exame de sangue para diagnosticar a doença. Se a anemia for comprovada, provavelmente receitará ferro por via oral.
A melhor forma de prevenção da anemia é o cuidado com a alimentação das crianças desde a introdução de alimentos que não seja o leite materno. Os alimentos ricos em ferro são a carne de vaca, frango e peixe, gema do ovo, feijão, soja, lentilha, ervilha, espinafre, brócolis, couve e verduras com folhagem mais escuras. Use e abuse deles!
A absorção de ferro é aumentada quando ingerido com o acido ascórbico ou acido cítrico, encontrados nas frutas cítricas (laranja, acerola, limão). Alguns tipos de chá inibem a absorção de ferro, assim como o leite de vaca em excesso.

Roséola
Já a roséola infantil é uma infecção viral contagiosa que afeta lactentes ou crianças pequenas e causa o surgimento de uma erupção cutânea e febre alta.
A roséola ocorre mais freqüentemente na primavera e no outono, algumas vezes em surtos locais. A causa comum é o herpes vírus 6, um dos muitos vírus que produzem o herpes. Os sintomas iniciam aproximadamente 5 a 15 dias após a infecção. Uma febre de 39,4 a 40,5ºC começa abruptamente e dura 3 a 5 dias. As convulsões febris são comuns durante as primeiras horas da infecção, sobretudo quando a temperatura aumenta. Apesar da febre alta, a criança geralmente permanece alerta e ativa. O baço também pode apresentar um aumento discreto de tamanho. A febre geralmente desaparece em torno do quarto dia. Aproximadamente 30% das crianças apresentam uma erupção cutânea, freqüentemente quando a temperatura cai. A erupção é vermelha e plana, mas pode ter áreas elevadas, principalmente no tórax e no abdômen, e menos intensamente na face, nos membros superiores e inferiores. Ela não é pruriginosa e pode durar algumas horas a 2 dias.
Os sintomas são tratados de acordo com a necessidade. A redução da febre é importante, sobretudo quando a criança apresenta convulsões febris. O acetaminofeno ou o ibuprofeno, mas não a aspirina, pode ser utilizada para reduzir a febre. A aspirina não é administrada a crianças ou adolescentes, pois ela aumenta o risco de síndrome de Reye.

Filhote, mamãe te ama!
Desejo de hoje: ainda quero o caldo com pão italiano e um vinho!

Quem


...quem foi que deixou o frio entrar???


Tá frio em São Paulo e por aqui também. Frio daquele que entra pelos buraquinhos do cadarço do tênis quando se está de moto.
Demorou pra fazer um frio assim.
Hoje, a sensação térmica em São Paulo foi de 5ºC.
Definitivamente, estou congelando! E ainda é outono.



Desejo de hoje: Um caldo bem quente no pão italiano e um bom vinho para acompanhar!